Desligar a geladeira durante a noite de sono não diminui o consumo de energia

Algumas pessoas acreditam que desligando a geladeira durante a noite da tomada e religando na manhã seguinte reduz o consumo de energia elétrica. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as geladeiras estão no topo da lista dos eletroeletrônicos que mais gastam energia. Mas desligar o equipamento todos os dias pode aumentar o valor da conta de luz.

Isso porque a geladeira opera a uma determinada temperatura. Quando é desligada, para de funcionar e a temperatura interna aumenta. Quando é novamente ligada a energia, o motor opera ainda mais para baixar a temperatura. Ou seja, mantendo a geladeira ligada o tempo todo permite que o motor trabalhe menos para manter o mesmo nível de temperatura.

Os eletroeletrônicos mais antigos, também acabam gastando mais luz. Hoje em dia, as geladeiras mais modernas têm um consumo de energia menor que as antigas, porque gastam menos tempo e potência para regularizar a temperatura.

Dúvidas freqüentes:

- Gelo acumulado no freezer gasta mais energia?

Sim. É importante descongelar regularmente a geladeira e o freezer, evitando que se formem camadas de gelo com mais de meio centímetro de espessura

- Quanto tempo dura a comida na geladeira e no freezer sem energia?

Isso depende do alimento, do equipamento e de sua utilização durante o período de falta de energia. Se a geladeira não for aberta, sua temperatura pode ser mantida em média por cinco horas. No freezer, por até 8 horas

- Os alimentos que chegarem a descongelar podem ser congelados novamente?

Depende. Pratos prontos devem ser consumidos. Alimentos crus podem ser cozidos e congelados novamente.

- Colocar alimentos quentes na geladeira gasta mais energia?

Sim. A geladeira tem de trabalhar mais para equilibrar a temperatura interna, gastando mais energia.

Dicas para economizar

* Adquira refrigeradores com o selo PROCEL A, eles economizam energia em relação aos outros. Mesmo que sejam um pouquinho mais caro você certamente economizará no longo prazo.

* Instale o refrigerador em local arejado e protegido do calor do sol e do fogão. A alta temperatura atrapalha as trocas de calor do refrigerador.

* Antes de abrir a geladeira pense no que vai pegar. Geladeira aberta absorve calor do meio e para reestabelecer a temperatura gasta-se muita energia.

* Evite forrar as prateleiras e superlotar o eletrodoméstico, isto atrapalha a convecção.

* Não coloque alimentos quentes no refrigerador e lembre-se que líquidos devem ficar tampados.

* Mantenha a borracha de vedação em perfeito estado, caso não esteja troque por uma nova. Em poucos meses você economizará o valor da borracha na conta de luz.

* Não deixe acumular gelo no congelador, o gelo é um bom isolante térmico o que dificulta as trocas de calor. O gelo joga o trabalho do motor fora, é gasto sem retorno!

* Limpe o radiador periodicamente para que a gordura e a poeira que nele se depositam não reduzam a transferência de calor para o ambiente.

* Organize os alimentos de maneira a deixar um pequeno espaço entre eles, isso facilita a convecção.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: